Escolhi para analisar o site do Jornal O Povo, o portal Terra e o blog do Jornalista Ricardo Noblat.
No site do jornal
O Povo reparei que o nome-interno aparece de modo bastante claro, situando bem o leitor em que site está.
Usa anti-titúlos, porém estes não encaminham o leitor a outros assuntos relacionados ao tema.
O título que se usa na página utiliza verbos e mostra bem o que a matéria vai dizer. A página também utiliza subtítulo onde apresenta o resumo da máteria em apenas uma frase ou em um paragráfo explicativo. Que acaba sendo o mesmo utilizado no abre da matéria.
O web sites não apresenta coordenas para matérias que estejam relacionadas ao assunto. Mas ao clicar na matéria se vê que é o mesmo site, toda a forma é a mesma, cores, nomes. O que muda é apenas o conteúdo.
O lead apresenta as informações, que, o que, aonde, quando, onde e porque. Fazendo bem o seu papel de informar ao leitor o que é necessário saber em apenas um parágrafo.
No portal
terra o nome interno também é bastante visível. As máterias apresentam anti-títulos que ao contrario do site do jornal O Povo, quando você clica no link ele te leva as matéria relacionadas a esse assunto.O título é simples e direto, não há subtítulo resumindo a matéria, mas o site apresena abaixo do título links com assuntos relacionados.
A matéria apresenta várias coordenadas com links de assuntos relacionados e mais antigos sobre o assunto. O abre faz papel de lead que é bastante informativo.
No blog jornalisco de
Ricardo Noblat.Já não segue o padrão dos outros dois meios. Por ser um blog, mesmo informativo, acaba tendo um toque mais pessoal. O autor brinca com os títulos, usa ironia. As matérias acabam sendo mais leves, não apresentam lead nem abre. Não faz uso de subtítulos nem anti-título. Em alguns posts é visto que há links para quem quer se informar melhor sobre o assunto.