quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Potais

Os portais chegaram ao Brasil no final da década de 90 como porta de acesso a internet.

As empresas provedoras utilizavam os portais para dar orientação aos internautas.

Hoje o portal está cada dia mais moderno, é considerado um site, porém mais dinâmico, pois é um aglomerado de conteúdos que está sempre se renovando. Ao contrario dos sites que são mais estáticos.

Existem três tipos diferentes de portais, os verticais que tem um público específico, os horizontais que se destina a um público genérico e os corporativos que são feitos por empresas com o objetivo de informar a funcionários e visitantes.

Além de ser provedor de acesso, nos portais podemos encontrar canais de busca, convergência multimídia, correio eletrônico e entre outras coisas, encontramos conteúdos jornalístico que se tornou um dos principais atrativo nos portais.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Calourada da Unifor mais uma vez traz forró como atração principal.


Dia 5 de outubro, no centro de convenções, mais uma calourada da Unifor será realizada. Os centros de saúde reúnem alunos, convidados e mais quatro bandas de forró realizando assim uma calourada quase geral da Universidade.

Como em calouradas passadas o forró foi escolhido como ritmo único na festa. Com esse tipo de estilo musical os organizadores lucram um bom dinheiro atraindo o grande público que freqüenta festas de forró e que em sua maioria não são alunos da Unifor.

Há alunos que defendem a escolha do repertório alegando a questão cultural,pois o nosso estado é conhecido como a terra do forró e a maior parte das festas realizadas em Fortaleza tem esse estilo musical.

Já outros crêem que uma mistura musical seria a melhor opção, como afirma o estudante de publicidade e propagando Pedro Gurgel “A questão de só forró é um “bloqueio cultural”. Em uma universidade de quase 30.000 pessoas tem gente que gosta de forró, mpb, musica eletrônica. Todos os estilos musicais. A eleição de apenas um estilo transpõe a opção de escolha dos alunos da festa promovida.”


segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Blog

What´s news? Foi com esse nome que Tim Berners-Lee criou o primeiro blog que se tem registrado. Antes utilizados como diários íntimos virtuais, os blogs passaram a evoluir e acabaram sendo utilizados como um canal comunicativo, onde permite que pessoas discutam idéias, troquem e divulguem informações.

Com fácil manuseio, falta de qualquer tipo de censura e acesso gratuito. O blog se tornou uma importante ferramenta de comunicação. As pessoas utilizam esse espaço não apenas com a finalidade de expor sua vida, mas também para postar qualquer tipo de conteúdo.

Existe uma nova categoria de blogueiros, os que ganham a dinheiro criando conteúdos. São esses chamados Problogguers Utilizando espaços como Google ou Yahoo, os blogueiros que geram conteúdo de qualidade e possuem uma boa audiência, acabam atraindo links patrocinadores.

Outro tipo de blog é o blog jornalístico que tem como seu principal conteúdo a informação. Na grande maioria, o conteúdo vem acompanhado de uma opinião ou posicionamento do jornalista. Mas mesmo trabalhando de forma pessoal, o blogjornalismo muitas vezes serve como busca de pautas para os outros veículos de comunicação. Isso por ser atualizado a qualquer hora do dia, informando de forma quase instantânea e por ser inumerável a quantidade postagens em um dia.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Analise de web sites

Escolhi para analisar o site do Jornal O Povo, o portal Terra e o blog do Jornalista Ricardo Noblat.

No site do jornal O Povo reparei que o nome-interno aparece de modo bastante claro, situando bem o leitor em que site está.
Usa anti-titúlos, porém estes não encaminham o leitor a outros assuntos relacionados ao tema.
O título que se usa na página utiliza verbos e mostra bem o que a matéria vai dizer. A página também utiliza subtítulo onde apresenta o resumo da máteria em apenas uma frase ou em um paragráfo explicativo. Que acaba sendo o mesmo utilizado no abre da matéria.
O web sites não apresenta coordenas para matérias que estejam relacionadas ao assunto. Mas ao clicar na matéria se vê que é o mesmo site, toda a forma é a mesma, cores, nomes. O que muda é apenas o conteúdo.
O lead apresenta as informações, que, o que, aonde, quando, onde e porque. Fazendo bem o seu papel de informar ao leitor o que é necessário saber em apenas um parágrafo.

No portal terra o nome interno também é bastante visível. As máterias apresentam anti-títulos que ao contrario do site do jornal O Povo, quando você clica no link ele te leva as matéria relacionadas a esse assunto.O título é simples e direto, não há subtítulo resumindo a matéria, mas o site apresena abaixo do título links com assuntos relacionados.
A matéria apresenta várias coordenadas com links de assuntos relacionados e mais antigos sobre o assunto. O abre faz papel de lead que é bastante informativo.

No blog jornalisco de Ricardo Noblat.Já não segue o padrão dos outros dois meios. Por ser um blog, mesmo informativo, acaba tendo um toque mais pessoal. O autor brinca com os títulos, usa ironia. As matérias acabam sendo mais leves, não apresentam lead nem abre. Não faz uso de subtítulos nem anti-título. Em alguns posts é visto que há links para quem quer se informar melhor sobre o assunto.