quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Cria polêmica a proposta para mudar a data de fundação da Cidade.

A Comissão especial de Referendo da câmera municipal de Fortaleza presidida pelo vereador Sérgio Novaes, ainda não tem data para julgar a proposta que mudará a data de fundação da cidade.

Foram sugeridas duas datas distintas: a primeira no ano de 1726 quando Fortaleza deixa de ser considerada vila, que está atualmente em vigor. E a segunda no ano de 1604 quando surgiu a primeira edificação colonial na Barra do Ceará, feita por Martins Soares Moreno.

O projeto surgiu de iniciativa popular, teve como autor o jornalista Adauto Leitão e foi subscrita por 19 vereadores.

A idéia é promover esse referendo junto com o que decidirá sobre uma obra no Cocó, esta impedida de prosseguir por um mandado de segurança.

Opinião.

Almir Leal de Oliveira, professor do departamento de História da Universidade Federal do Ceará e coordenador do Grupo de Pesquisa História do Ceará Colonial: economia, memória e sociedade. Crê que o projeto é equivocado.

Segundo o professor deste de que o tema Fortaleza Bela foi eleito, houve por parte da população e da imprensa um maior interesse em reconsiderar elementos da história de Fortaleza.

O Professor questiona: “Somos uma cidade holandesa ou portuguesa? Possuímos alguma tradição urbana que remonta ao século XVII ou ao início do século XVIII. Enfim, que aspecto fundamental devemos eleger como marco histórico de Fortaleza?”.

Já foi proposta pela imprensa uma “comissão de especialistas” para definir que data deve ser considerada oficialmente.


Diário do Nordeste. Fortaleza, Ceará - Quarta-Feira, 22 de agosto de 2007. Caderno Cidade página 11.


Nenhum comentário: